Avançar para o conteúdo principal

@LeR+ | Poesia "As Mulheres da minha Geração"

Elas dizem pão, trabalho, justiça, liberdade
E a prudência se transforma em vergonha.
As mulheres da minha geração são como barricadas:
Protegem e animam, dão confiança e suavizam o gume da ira.



As mulheres da minha geração são como um punho cerrado
que resguarda com violência a ternura do mundo.

As mulheres da minha geração não gritam
porque elas derrotaram o silêncio.
Se algo nos marca, são elas.
A identidade do século são elas.

Elas: a fé fortalecida, o valor oculto num panfleto
o beijo clandestino, o retorno a todos os direitos
Um tango na serena solidão de um aeroporto
um poema de Gelman escrito num guardanapo
Benedetti compartilhado no mundo de um guarda-chuva
os homens e os amigos protegidos com raminhos de arruda

As cartas que fazem beijar o carteiro
As mãos que sustentam os retratos de meus mortos
Os elementos simples dos dias que aterrorizam o tirano
A complexa arquitetura dos sonhos de teus netos

Isso é tudo e tudo se sustenta
Porque tudo vem com seus passos e nos chega e nos surpreende.
Não há solidão onde elas cuidam
Nem esquecimento enquanto elas cantam.

Intelectuais do instinto, instinto da razão
Prova de força para o forte e amorosa vitamina do fraco.
Assim são elas, as únicas, imprescindíveis
Sofridas, golpeadas, negadas porém invictas
Mulheres da minha geração

Luís Sepúlveda, excerto do poema As Mulheres da Minha Geração, 1999

Comentários